09/01/24

Jean Meslier 360 anos (1664-2024): curso aberto, gratuito e on line



Curso aberto, on line e gratuito sobre Jean Meslier

Título: A religião como embuste e mitologia de dominação, Jesus Cristo como charlatão ou fanático religioso megalomaníaco: os 360 anos do padre Jean Meslier

Professor responsável: Paulo Jonas de Lima Piva, doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e autor do livro Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier (Alameda Editorial, 2006)

Dia e horário: sextas-feiras, das 17 às 19 horas

Período: de 23/02/2024 a 03/05/2024 (10 encontros)

Modalidade: on line, gratuito, sem inscrição nem certificado e aberto a todos

Resumo:
Há 360 anos, em 15 de junho de 1664, na região das Ardenas francesas, num vilarejo rural, sob o reinado absolutista, católico, intolerante e cruel de Luís XIV, nascia Jean Meslier. Padre de profissão, socialmente do baixo clero, Jean Meslier logo percebeu que a religião, todas elas, ao longo da história da humanidade, não passou de uma enganação muito útil a poderosos e oportunistas de todo tipo, que suas escrituras sagradas, pretensamente reveladas por uma dimensão sobrenatural e divina, não eram mais do que um amontoado de fábulas humanas, de narrações esdrúxulas, absurdas, inverossímeis e ridículas, muitas delas imorais inclusive, e que os seus líderes, ditos profetas e messias, foram, na verdade, ou trapaceiros, isto é, aproveitadores e exploradores da ingenuidade, da ignorância e do sofrimento alheio, ou fanáticos religiosos delirantes, sem nenhum senso de realidade, iludidos pelas suas próprias megalomanias de porta-vozes e incorporações do divino.

A fundamentação e a articulação racional de um diagnóstico tão radical, ousado e lúcido acerca da natureza da religião, das suas crenças e dos seus personagens, Jean Meslier nos deixou em forma de testamento, mais exatamente na forme de um manuscrito, que veio à tona postumamente, em três cópias, redigido por esse pensador solitário, na mais absoluta discrição e segredo, para não acabar trucidado pela intolerância e pelo amor ao próximo dos cristãos da sua época. O título do manuscrito, Memória dos pensamentos e dos sentimentos de Jean Meslier, o qual, aliás, infelizmente, não conta ainda com uma tradução integral para o português.

Objetivos gerais:
Três são os objetivos gerais deste curso inteiramente gratuito e aberto a quem se interessar.

O primeiro deles é aproveitar os 360 anos do nascimento de Jean Meslier, uma data de cumprimento de década, para torná-lo mais conhecido no Brasil, seja como pensador da religião, da política, do iluminismo, do materialismo e do ateísmo.

O segundo objetivo é mostrar, por meio da exposição da sua crítica e da sua cosmovisão, a relevância de Jean Meslier na história do pensamento moderno ocidental, mais precisamente, colocá-lo como um precursor do iluminismo francês, ao ter feito, no início do século XVIII ― portanto, antes de Voltaire, Diderot e Rousseau ―, da razão e da experiência os principais guias do conhecimento objetivo da realidade e da emancipação do ser humano, e por ter diagnosticado a fé e o obscurantismo como as fontes dos erros, das ilusões e dos embustes que tantos males causaram à humanidade.

Terceiro objetivo: ao explanarmos em detalhes, ao longo de doze encontros, a crítica epistemológica, ontológica, política e moral à religião e a todo o seu universo simbólico, institucional e humano ― em particular à religião judaico-cristã ― contida na Memória de Jean Meslier; ao ressaltarmos que este defendeu vigorosamente, em linguagem pedagógica, a razão contra a fé, o conhecimento contra a ignorância ― isto é, o empirismo contra o inatismo, o materialismo contra o dualismo, o ateísmo contra a superstição, a ciência contra as crendices infundadas ―, a lucidez contra a ilusão, a verdade contra o mito, o pensamento autônomo e crítico contra o dogmatismo e a reflexão tutelada, o livre pensar e a livre discordância contra a censura e a intolerância, o prazer calculado contra a renúncia ascética ao corpo, a igualdade contra as injustiças, a benevolência contra a crueldade, os oprimidos contra os opressores; e ao evocarmos tudo isso exatamente neste complexo momento da história contemporânea do Ocidente, em que a razão, a ciência, a universidade, a verdade, a laicidade, a tolerância, a igualdade ― e, sobretudo, a condição propiciadora e garantidora desses valores e instituições, que é a democracia ― estão sendo atacadas, desqualificadas e desacreditadas, lembrar Meslier e mostrar que o seu pensamento é muito mais contemporâneo do que parece ― de uma contemporaneidade que nos remete a Feuerbach, que anuncia Marx, Bakunin e Freud, e que inspira declaradamente Michel Onfray ―, significa acrescentar mais uma razão potente e emancipadora ao lado da civilização contra a barbárie.

Palavras-chave: Ateísmo, Fé, Laicidade, Política, Razão, Religião, Tolerância

Cronograma:

- 23/02: Quem foi Jean Meslier

- 01/03: Enforcar os poderosos sem escrúpulos com as tripas dos seus comparsas parasitas, os sacerdotes: Jean Meslier diagnosticador, Jean Meslier ideólogo

- 08/03: Memória dos pensamentos e sentimentos de Jean Meslier ou Provas da inexistência de deus: prefácio e primeira prova

- 15/03: Segunda e terceira provas da inexistência de deus

- 22/03: Quarta e quinta provas da inexistência de deus

- 05/04: Sexta e sétima provas da inexistência de deus

- 12/04: Oitava prova da inexistência de deus e conclusão

- 19/04: Esclarecimento e emancipação: a Carta aos curas

- 26/04: Testamento ou O Meslier de Voltaire

- 03/05: Luzes intensas, iluminismo radical: o Meslier de Michel Onfray


Bibliografia:
- MESLIER, Jean. Oeuvres Complètes. Préface et notes par Jean Deprun, Roland Desné et Albert Soboul. Paris: Anthropos, 1970 (Tome I); 1971 (Tome II); 1972 (Tome III).

- ______. Memória. Tradução de Luís Leitão. Lisboa: Antígona, 2003.

- ______. Mémoire contre la religion. Paris: Coda, 2007.

- ONFRAY, Michel. Contra-história da filosofia 4: os ultras das Luzes. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

- PIVA, Paulo J. L. Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier. São Paulo: Alameda, 2006.

- SOUZA, Maria das Graças de. ”O estranho testamento de um vigário de província: as memórias de Jean Meslier”. In: Transformação. São Paulo: Unesp, n. 8, 1985.

- VOLTAIRE. “Testamento de Jean Meslier”. In: Filosofia clandestina. São Paulo: Martins Fontes, Volume 2, 2011.


Realização: Grupo de estudos sobre o ateísmo da UFABC/CNPq

Link para assistir ao curso: